FUNCIONÁRIA DO GABINETE DO DG ADJUNTO DO SME DETIDA POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS E CORRUPÇÃO

0

Uma funcionária do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) foi detida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, por suspeitas de envolvimento em crimes de falsificação de documentos, associação criminosa, corrupção passiva e recebimento indevido de vantagem.

A detida exercia funções no gabinete do director-geral adjunto do SME e é apontada como peça-chave num esquema fraudulento de facilitação de actos migratórios ilegais para cidadãos estrangeiros.

A informação foi prestada esta segunda-feira pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII) do SIC, Manuel Halaiwa, que adiantou que a operação foi levada a cabo pela Direcção Central de Operações do SIC, em coordenação com o SME, no âmbito de um mandado emitido pelo Ministério Público.

De acordo com Halaiwa, a investigada não agia sozinha, tendo contado com a colaboração de outros funcionários do SME, alguns dos quais já se encontram igualmente detidos.

A suspeita será apresentada ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes, enquanto decorrem diligências adicionais com vista ao completo esclarecimento do caso e à identificação de todos os envolvidos.

O SIC garante que está a intensificar o combate aos crimes de corrupção e abuso de funções na administração pública, com especial atenção aos sectores sensíveis ligados à segurança e à mobilidade de cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *