ASSASSINOS DO APOSENTADO NO KIMBANGO E DE UM AGENTE DA PNA NO KILAMBA JÁ ESTÃO DETIDOS

O SIC/LUANDA, por conta do seu Departamento de Combate aos Crimes Contra as Pessoas em coordenação com o Departamento Municipal de Investigação Criminal do Kilamba Kiaxi, procedeu a detenção de (05) cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 30 e 35 anos, implicados nos Crimes de Associação Criminosa, Ofensas Graves a Integridade Física, Roubo Qualificado de Valores Monetários e Homicídio Qualificado em Razão dos Meios (com recurso a Arma de Fogo).
PORTAL O LADRÃO
A sua última acção que causou grande comoção social, ocorreu na madrugada do dia 22 ABRIL do ano em curso, por volta das 01H30, em que foi vítima o cidadão que em vida se chamou Carlos Manuel David, casado de 66 anos de idade, Ex-Director Nacional do INAVIC, já Reformado e, Ofendidos (03) outros cidadãos membros da mesma família, transferidos, imediatamente, para o Hospital Geral de Luanda, onde depois de atendidos, recebem tratamento subsequentes de rotina.
Apurou-se que, foi através de (01) dos implicados, padeiro de profissão e residente naquelas imediações, que todos os outros tiveram acesso as informações de que naquela residência havia objectos de valor, daí que organizaram a primeira reunião e arquitectaram o ilícito. Deste modo, no fatídico dia, adentraram a residência, já devidamente estudada, assassinaram sem remorsos o patriarca da família e subtraíram, de imediato, o 1.000.000,00 Kwanzas e cartões multicaixas. No entanto, (01) dos implicados (em fuga) portava um TPA, e já posse dos respectivos códigos, retirou de um dos cartões o valor de 200.000,00 Kwanzas. Na sequência, roubaram algumas peças de roupa, bem como uma viatura de marca Toyota Prado (já apreendida), cor preta, que os serviu de apoio à sua retirada. E, para o cometimento do crime, utilizaram (03) armas de fogo, das quais duas do tipo AKM e uma do tipo Pistola.
A luz dos trabalhos ligados a inteligência criminal foi possível correlacionar e descobrir que, a mesma Associação Criminosa são também autores de um arrastão em que se cometeu o crime de Homicídio Qualificado em Razão dos Meios (com recurso a Arma de Fogo) ocorrido no dia 07ABRIL2025, por volta da 01H20M da madrugada, no Município do Kilamba, em que foi vitima o cidadão que em vida se chamou Miguel Mavungo, de 37 anos de idade, Agente da Polícia Nacional, colocado na PSOE e, ofendida gravemente a cunhada do malogrado, com um disparo de arma de fogo em um dos membros inferiores. Consta mais que, no mesmo dia adentraram uma outra residência em que ofenderam, gravemente, outros (02) cidadãos, sendo o marido com nove disparos de arma de fogo e a esposa com um disparo, na região do tornozelo.
Determinados e detidos foram presentes ao Ministério Público e ao Juíz de Garantias e viram a sua liberdade privada pelo Juiz de Garantias. Assim, com esse competente trabalho desenvolvido por uma vasta equipa de operacionais do SIC/LUANDA, procedeu-se a apreensão de (02) armas de fogo do tipo AKM, (01) Telemóvel e (01) uma viatura de marca Toyota Prado.
Importa realçar que dois dos implicados já estiveram detidos na Comarca de Viana por um período de 01 e 02 anos por crimes de Roubos em residência e Ofensas Graves a Integridade Física.
O Sic Luanda adverte a todos cidadãos, que não existem crimes perfeitos nem tão pouco, qualquer delito compensa e todos aqueles que persistirem no cometimento de casos crime perturbando a Ordem Social, verão o seu futuro comprometido, porquanto, os Órgãos de Defesa e Segurança, não terão mãos a medir.