DETIDO FUNCIONÁRIO DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS ENVOLVIDO NO ROUBO DOS 7 MIL MILHÕES NA AGT

0

Foi detido esta quarta-feira, 12, em Luanda, um funcionário do Ministério das Finanças, colocado como técnico no Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas, igualmente envolvido no mediático caso de desvio de 7 mil milhões de kwanzas na Administração Geral Tributária (AGT).

PORTAL O LADRÃO

O funcionário foi detido por factos que configuram os crimes de Acesso Ilegítimo a Sistema de Informação, Devassa através de Sistema de Informação e Falsidade informática.

De acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), o implicado está ainda a ser acusado de Associação Criminosa e Peculato, consubstanciado em indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.

Manuel Halaiwa disse que a detenção foi possível fruto do trabalho operativo do Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, numa coordenação operativa com o Gabinete de cibercrime da PGR e demais órgãos operativos de especialidade, na sequência investigativa do processo-crime, do mediático caso da AGT, dos 7 mil milhões de kwanzas, em cumprimento de um mandato de detenção.

De referir que o cidadão em causa, andou foragido da Justiça e pesava sobre ele um mandado de detenção, que foi executado esta quarta-feira.

O SIC avança ainda que neste momento, investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento deste esquema fraudulento.

Até ao momento já estão detidos, um supervisor da AGT destacado no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, um Chefe de Departamento de Arrecadação de Receitas e um técnico de Base de Dados da mesma instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *