CÓLERA EM ANGOLA REGISTA MAIS DE DOIS MIL CASOS E 70 MORTES EM MENOS DE 30 DIAS

0

Os casos de surto de cólera continuam a aumentar no país e já totalizam 2 069 registos, sendo que 181 deles foram identificados nas últimas 24 horas — o maior número de sempre desde o início do surto, a 7 de Janeiro do corrente ano.

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MINSA), divulgado no final da tarde desta terça-feira, 4, dá conta de um registo global de 181 casos, com a província do Bengo a liderar a lista  com 103), Luanda (62), Icolo e Bengo (14) e Huíla (dois).

Durante o período em análise, foram também registados cinco óbitos, o que perfaz um total de 70 mortes, dos quais 40 na província de Luanda, epicentro da doença.

O grupo etário mais afectado é o dos dois aos cinco anos, com 322 casos e dez óbitos, seguido do grupo etário dos dez aos 14 anos, com 279 casos e cinco óbitos.

Em geral, desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 2 069 casos, sendo 1 124 na província de Luanda, 634 na província do Bengo e 294 na do Icolo e Bengo.

Seguem-se as províncias do Huambo, Malanje, Zaire e Huíla, todas com quatro, e a província do Kwanza-Norte, com um, sendo que as idades mais afectadas variam entre os dois e os 100 anos.

O Ministério da Saúde iniciou, na segunda-feira, 3, uma campanha de vacinação que abrange quase um milhão de angolanos, para tentar conter o avanço da doença.

As autoridades voltaram a apelar à população para seguir as orientações das equipas de saúde e manter hábitos de higiene rigorosos, como o de recorrer ao consumo de muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia, lavar bem as frutas e os legumes com água fervida ou água tratada; cozinhar bem os alimentos e guardá-los bem tapados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *