CUANDO CUBANGO: NÍVEIS DE CULTIVO DO ARROZ ANIMAM GOVERNO DE JOSÉ MARTINS

0

Com o objectivo, de avaliar os níveis de cultivo do arroz, o Governador Provincial, José Martins, trabalhou nesta quinta-feira 4 de Janeiro, na comuna do longa, Município do Cuito Cuanavale, onde há grande produção de arroz.

José Martins, recebido pelo Administrador Municipal do Cuíto Cuanavale, Daniel Mbimbi Alfredo, começou por visitar os campos de arroz da localidade de Masseca, onde estão engajados os Serviços Penitenciários e mais de setenta mulheres associadas da comunidade, com 600 hectares já cultivados para colher 700 toneladas de arroz, horas depois foi visitar os 30 hectares de plantação do mesmo produto na Fazenda Agro-industrial do Longa, pertecente á 50 famílias da comuna.

Ao todo, a província conta com um total de 1005 hectares cultivados do cereal muito importante procurado pelas famílias, com previsão de colheita de mais de Duas Mil toneladas na presente safra.

O Governador Provincial, José Martins, garantiu que a produção massiva do grão, faz parte de um grande desafio colocado a província pelo Executivo angolano, por isso mesmo, foi nesta mesma zona onde aconteceu o acto de abertura da Campanha Agrícola 2023-2024 em que a plantação de bandeira foi a cultura do arroz, no pretérito mês de Novembro.

O governante, considerou satisfatória a dedicação e entrega dos homens do campo, no cultivo do cereal, na medida em que a produção feita apresenta níveis consideráveis de crescimento, o que dá esperança para uma época de muita colheita do grão.

José Martins afirmou que todo esforço empreendido pelo governo local, é com intuito de permitir que se disponibilize espaços de terra a todos os empresários e famílias que têm iniciativas que concorrem para este ambiente de massificação da produção de arroz.

Continuou dizendo que, fruto deste esforço, tem se verificado o nascimento de espaços a nível das Terras do Progresso com o cultivo não apenas do arroz, mas também do milho, mandioca, feijão e do massango, grãos que fazem parte dos principais produtos que compõem a dieta alimentar das famílias no Cuando Cubango.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *