“A CECOMA É O NEGÓCIO DE SÍLVIA LUTUCUTA E LIZANDRA DA COSTA: LUTUCUTA APADRINHA NEPOTISMOCORRUPÇÃO E A GESTÃO DANOSA
Os funcionários da Central de Compras de Medicamentos e Equipamentos do Ministério da Saúde de Angola (CECOMA), acusam a Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta, de estar a apadrinhar o nepotismo, o roubo de milhões de Kwanzas, viaturas e a gestão danosa que enferma aquela instituição liderada por Elizandra da Costa.
PORTAL O LADRÃO
As fontes do Portal o Ladrão, afirmam que o cardápio de nepotismo de Sílvia Lutucuta começa na actual Directora Geral Lizandra da Costa, que é sobrinha da Ministra da saúde Sílvia Lutucuta e da deputada Lurdes Caposso, que vêem transformando a CECOMA em sua propriedade.
“Ela contratou cerca de 30 pessoas eventuais, todas ou na sua maioria seus familiares e da própria Ministra. Uma menina do grupo dos eventuais com o nome de Lutucuta ganha como Chefe de Departamento” diz o documento enviado ao Ladrão.
A Senhora Ministra Lutucuta, gere o orçamento da CECOMA como se fosse o seu dinheiro. Ela atropela toda a orientação de gestão financeira do Estado, faz despesas em rubricas inapropriadas para alcançar os seus fins, afirma a missiva.
A Directora Elizandra da Costa, é acusada ainda pelos seus colaboradores de desviar muitas viaturas da CECOMA e a Ministra sabe e não diz absolutamente nada, preferindo sacrificar outros gestores com causas menores para aparecer bem na fotografia e esconder o nepotismo, a corrupção e tráfico de influência que ela e a Sra. Lizandra fazem na CECOMA.
“A CECOMA É O NEGÓCIO DE SÍLVIA LUTUCUTA E A DIRECTORA LIZANDRA DA COSTA”
É neste lugar onde ela faz o que quer através da sobrinha dela Lizandra da Costa, que é a testa-de-ferro da Ministra Sílvia Lutucuta.
É urgente uma sindicância na CECOMA para averiguar as constantes irregularidades que se cometem todos os dias, desde a falta de respeito aos trabalhadores, desvios de milhões, viaturas entre outros.
Segundo a fonte, todos os trabalhadores estão cansados com a gestão danosa da sobrinha da Ministra Sílvia Lutucuta e ameaçam realizar uma manifestação para chamar atenção ao Presidente da República João Lourenço a situação que a CECOMA esta submetida.
NEPOTISMO E TRIBALISMO
A maioria dos gestores das grandes Unidades hospitalares são do Huambo, como a Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Directora Nacional dos Hospitais, o testa-de-ferro e Consultor António Costa, amiga e Directora Nacional de Saúde Pública, Director Geral do Novo Hospital Geral de Cabinda, Directora do Hospital Pediátrico David Bernardino, Director Geral do INEMA, Director Geral do Hospital do Prenda, Director Geral do Centro Ortopédico de Viana, Directora Geral do Instituto Nacional de Sangue, entre outros.
Na próxima edição traremos como roubaram os valores da compra dos dez milhões de mosquiteiros para a luta contra a malária que o Presidente da República João Lourenço havia disponibilizado as verbas.