MANIFESTAÇÃO EM ANGOLA RESULTA EM 17 DETENÇÕES E DOIS DESAPARECIDOS
Informações avançadas pelos coordenadores provinciais da manifestação que teve lugar ontem 17 de Junho do corrente ano, nas 12 províncias das 18 que compõem Angola, denunciaram que foram identificados a detenção de 16 manifestantes em Luanda e Huambo ao passo que o Bengo regista o desaparecimento de dois activistas.
De acordo com Dito Dalí, revelou que, em Luanda, foram detidos 12 manifestantes que, logo as primeiras horas da operação estiveram na 3ª esquadra e depois de tanto tumulto de outros manifestantes foram movimentados para o lugar não identificados. O activista garantiu que tudo está ser feito para conhecer o paradeiro dos seus companheiros.
Na província do Huambo, os elementos ligados ao Serviço de Investigação Criminal e Polícia Nacional de Angola, logo às primeiras horas circularam em residências dos activistas com mandado de detenção assinado pelo Procurador local e resultou na detenção de quatro elementos.
De acordo com Luís de Castro, Presidente do Njango Cultura, revelou ao Factos Diários que foram detidos José Esprajel, Secretário Provincial Adjunto do MEIA-Huambo, o activista Junilson Capoco, activista Sabino Dumbo e o Secretário municipal do MEA na Caála, Jaime Fernando.
O activista e coordenador do Movimento Revolucionário na província do Bengo, Jaime Domingos, confirmou o desaparecimento de dois activistas. Segundo o activista, fez todas as diligências no sentido de saber do paradeiro dos seus companheiros mas sem sucesso. Neste momento, garantiu o activista, está procurar outras maneiras de contar parte da família para em conjunto encontrar soluções.
No Bié, está confirmado a detenção do músico “Pedrito do Bié”, a sua detenção aconteceu no local de concentração, largo da vergonha.