Iº SECRETÁRIO DO MPLA NO CUANDO CUBANGO DESTACA BENEFÍCIOS DAS REFORMAS NO PAÍS

0

O primeiro-secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, afirmou, na cidade de Menongue, que as reformas político-económicas, levadas a cabo pelo Executivo angolano, têm sido em prol da melhoria das condições de vida de todas as populações do país e da província, em particular.

Falando no acto político de massas, no Largo 23 de Março, sábado último, após uma marcha nas principais ruas da cidade de Menongue, disse que, de acordo com as medidas adoptadas pelo Executivo, muitos projectos e acções estão a ser desenvolvidos em prol dos benefícios das populações.

Salientou que o Governo angolano está a retirar algumas subvenções do preço do combustível, com realce para a gasolina, para que vários projectos e programas que visam apoiar as populações mais carenciadas possam ser desenvolvidos sem sobressaltos.

Disse que o valor retirado da subvenção do preço da gasolina está a servir para a resolução de inúmeros problemas do país e do Cuando Cubango, sobretudo, com o aumento do subsídio do Programa Kwenda, passando de 8.500 para 11 mil kwanzas mensalmente.

“O Executivo angolano diminuiu o valor da subvenção do preço da gasolina para que alguns recursos financeiros pudessem ser encaminhados a outros projectos e programas que visam beneficiar as populações, como é o caso do Kwenda”, apontou.

José Martins salientou que, por este facto, o número de beneficiários do Kwenda foi acrescido e, em breve, o programa será expandido para mais municípios da província, bem como o aumento da taxa de empregabilidade no Cuando Cubango.

Acrescentou que um dos benefícios registados, recentemente, foi o aumento do salário dos professores em 12,5 por cento, além da implementação do subsídio de isolamento para todos os funcionários públicos que se encontram a trabalhar em zonas recônditas ou de difícil acesso e, muitas vezes, sem os serviços básicos.

José Martins disse que o MPLA e o Governo são o “garante do futuro de todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste”, referindo que há vários anos o partido no poder “tem vindo a trabalhar para a resolução dos problemas que afligem as populações”.

Na ocasião, o político apelou aos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA no Cuando Cubango a unirem sinergias em prol das reformas político-económicas que o Presidente João Lourenço tem vindo a implementar para o benefício dos cidadãos.

PROMESSA PARA MITIGAR IMPACTO DO DESEMPREGO

Ernesto Muangala, primeiro-secretário do MPLA no Moxico, informou, na cidade do Luena, que estão em curso projectos sociais que poderão mitigar a problemática do desemprego, principalmente, no seio da juventude.

O também governador provincial, que falava durante um encontro de auscultação com os responsáveis das direcções dos núcleos da JMLA e secções da OMA, na última sexta-feira, disse que muitos projectos de engenharia no Moxico vão assegurar empregos à população.

Muangala, que respondia a várias preocupações colocadas pelos militantes do MPLA, apontou as obras da construção de estradas intermunicipais, contenção de ravinas, bem como projectos ferroviários como medidas do Executiva para reduzir o desemprego.

Aliada a este projectos, o político, citado pela Angop, disse que o Governo anunciará ao longo deste ano concursos públicos nos sectores da Educação e Saúde, para permitir a contratação de mais quadros para reforçar o funcionalismo público.

“Vamos criar condições de estradas, energia e águas, para atrairmos mais investidores para empregar os nossos jovens, porque o Governo não vai poder empregar todos”, reforçou.

Na ocasião, o militante Isidoro Cassemene defendeu a aposta no empreendedorismo juvenil e na melhoria do saneamento básico da cidade do Luena, enquanto sua colega partidária Teresa Domingas solicitou a expansão da distribuição de energia eléctrica na periferia da capital provincial, bem como a implementação de medidas para a redução da inflação dos produtos da cesta básica.

Já o militante Benedito Massumba pediu maior atenção no domínio da Educação, com a construção de uma mediateca provincial para atender às necessidades da comunidade estudantil, bem como o alargamento de programas de bolsas de estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *