A MISÉRIA NO SEIO DOS JORNALISTAS – JOÃO CASSULE
A maioria dos Jornalistas em Angola, lutam e defendem direitos e Liberdades de imprensa tais como: Respeito pelos Jornalistas, Imparcialidade nós órgãos de comunicação Social, Privado ou Público.
Alguns Sindicatos que regulam e defendem os Jornalistas, nada fazem para se ter um Salário digno ou Mínimo que possa dar dignidade aos mesmos, quando ainda temos Jornalistas em Angola nos Órgãos de Comunicação Público, e Privados com Salários (desajustados) de 35, a 40 mil kwanzas mensal.
Sem ter que falar das Violações por parte dos Gestores, ou até mesmo dos empregadores que fazem de conta que nada está errado.
Quando não se paga segurança social, para garantir o futuro dos mesmos, si é que ainda há mesmo futuro não sei! Porque muitos dos Jornalistas já têm 13, 15, 20 Anos de Carreira e nunca ouviram falar de segurança social, e nunca comprou se quer uma motorizada com o seu salário, e se falar de seguro de Saúde; queria Rir mas comecei a chorar, Porque muitos Jornalistas são controlados pelos Políticos ou seja são Vistos como escravos dos mesmos; sem ter que falar de algumas Rádios que são Plataformas Políticas, não são Vistas como Rádio Empresa.
O sonho da Casa Própria, é Só mesmo Sonho; Já morei em muitos Bairros, Bakita-Nkossi, Bondó Chapé, Camamas, Zangos, se for a Citar todos o espaço não vai chegar, e não foi casa Própria.
O mas grave ainda é quando Morre um Jornalista, fala se muito dos seus Feitos apenas naquela semana, e depois na outra, fica pelo esquecimento sem Salário para os seus Filhos e como não há mesmo onde se queixar FICA EM STAND Bye.
Seria bom pensar agora; se está é a profissão que você quer para seu Futuro, ou estás emocionado com o som captado pelo Microfone?
Nada contra apenas pensei no futuro.
Por João Cassule