NO CUANDO CUBANGO: FAMÍLIAS RECEBEM BENS DE PRIMEIRA NECESSIDADE
Mais de 150 toneladas de bens diversos foram entregues, na cidade de Menongue, ao Governo do Cuando Cubango, para apoiar as cerca de 300 mil pessoas afectadas pela seca severa, nos nove municípios da província.
Entre os bens constam produtos como arroz, açúcar, sal, óleo e massa alimentar, feijão, farinha de milho, conservas, roupa, detergentes e utensílios de cozinha, para fazer chegar às famílias afectadas pela seca, com destaque para as que se encontram nos municípios do Cuangar, Calai, Dirico, Rivungo, Mavinga e Nancova.
O ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio da Fonseca, que entregou os meios, explicou que a implementação do plano de contingência, gizado pelo Executivo para apoiar as famílias afectadas pela estiagem, conta com o apoio dos governos provinciais e das administrações municipais.
Segundo o ministro da Administração do Território, a época agrícola na província do Cuando Cubango está totalmente comprometida. Assegurou que o Executivo está comprometido em apoiar a população sinistrada, no âmbito da sua responsabilidade social.
Fez saber que o Executivo já acudiu várias famílias afectadas pela estiagem, em mais de dez províncias. “Enquanto este fenómeno natural afectar a população, o Governo prestará todo o apoio necessário, para acudir os sinistrados”.
O governador do Cuando Cubango, José Martins, deu a conhecer que as mais de 300 mil pessoas afectadas pela estiagem, pertencentes a 66.522 famílias camponesas, perderam, quase na totalidade, a produção agrícola.
A estiagem, acrescentou, afectou mais de 500 lavras e hortas, 13.440 cabeças de gado, entre bovino, caprino e suíno, situação que tem criado inúmeros transtornos.
José Martins disse que as áreas do Leste e do Sul da província do Cuando Cubango foram as mais afectadas pela estiagem e serão as primeiras a ser contempladas, no quadro do programa de distribuição de bens aos sinistrados.
PROJECTOS DO PIIM
Segundo o governador do Cuando Cubango, dos 76 projectos e acções inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), 65 estão em execução, num valor estimado em mais de 13 mil milhões de kwanzas, cuja execução física e financeira se encontra na ordem dos 46 e 36 por cento, respectivamente.
José Martins fez saber que as empreitadas decorrem a bom ritmo e no princípio do segundo semestre do ano em curso serão inauguradas.
“O Governo Provincial do Cuando Cubango tem como meta concluir mais de 50 projectos e acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios até finais do mês de Julho do ano em curso”, assegurou José Martins.