JOÃO LOURENÇO, UM PIGMEU NA ESFERA INTERNACIONAL – CLAUDIO IN

0

Estudo comparativo que reflecte a dimensão internacional dos dois principais líderes políticos de Angola 🇦🇴

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, esteve em Dezembro de 2022 nos Estados Unidos numa visita que durou quatro dias e lamentavelmente não foi recebido pelo Presidente Biden, nem pela vice-presidente Kamala Harris ou qualquer alto representante do Departamento de Estado americano.

Em Janeiro de 2023, o Presidente João Lourenço durante uma visita ao Brasil, viu-se envolvido num bizarro incidente diplomático: O Presidente Lula da Silva cancelou a reunião com o Presidente João Lourenço após cenas de pancadaria com manifestantes que envolveram a comitiva do chefe de estado angolano. João Lourenço regressou a Luanda irritadíssimo e sem ter realizado o encontro com o Presidente brasileiro.

Neste último fim-de-semana, o Presidente João Lourenço, anunciou nas redes sociais que foi convidado para participar na cerimónia de coroação do Rei Carlos III. Durante a sua presença em Londres, João Lourenço não foi recebido pelo Rei Carlos III, também não foi recebido pelo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak ou qualquer outra entidade monárquica ou política do Reino Unido. O mais surreal desta visita ao Reino Unido realizada pelo chefe de estado angolano, é o facto de João Lourenço não ter estado nem na recepção no Palácio de Buckingham ou na cerimónia central na Abadia de Westminster.

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, líder da oposição em Angola, foi em Maio de 2022 recebido em Bruxelas por Roberta Metsola, a Presidente do Parlamento Europeu. Neste mesmo périplo, o líder da UNITA foi recebido em audiência por Ursula Von der Leyen, a Presidente da Comissão Europeia.

Em Junho de 2022, Adalberto Costa Júnior viajou para os Estados Unidos e foi recebido em Washington por Antony Blinken, o responsável máximo pela diplomacia americana.

No mês de Julho de 2022, o Presidente da UNITA foi recebido no Palácio do Governo em Budapeste, pelo 1° Ministro Victor Orban. Logo após esta visita, Adalberto Costa Júnior viajou até Bissau e foi recebido em audiência no Palácio da República, pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, o General Umaru Sissoco Embaló.

fonte: Opinião Cláudio In

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *