PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO VOLTA A CONDECORAR NOVAS PERSONALIDADES ANGOLANAS

0

O Presidente da República voltou a condecorar, em Luanda, várias personalidades nacionais cujas acções, ao longo da história, contribuíram, de forma indelével, para a conquista da Independência Nacional e da paz e desenvolvimento do país em vários domínios.

À semelhança de outras cerimónias, o Presidente João Lourenço atribuiu, a cada um dos cidadãos condecorados, o diploma de mérito, por si assinado, e a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.

A cerimónia, realizada em dois momentos (manhã e tarde) arrancou, tal como nas outras edições, com a Classe Independência, que distingue, de forma particular, os cidadãos que participaram no processo da conquista da Independência Nacional, uma das maiores conquistas dos angolanos.

O primeiro a ser condecorado nesta classe, a título póstumo, foi o cidadão Adão Domingos Martins, ao passo que na Classe Paz e Desenvolvimento, que reúne o maior número de cidadãos condecorados, abriu, igualmente a título póstumo, a cidadã Eva Francisco Silvestre.

Abel Epalanga Chivukuvuku, líder do partido PRA-JA Servir Angola, um dos condecorados nesta classe, fez-se representar por um membro da família. Outra personalidade inserida nesta categoria, mas que optou pela ausência, foi o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

A iniciativa, que já vai na 4ª ronda, voltou a distinguir cidadãos de diferentes sectores da sociedade angolana, com realce para desportistas, jornalistas, agentes culturais, médicos e políticos.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, um dos distinguidos na cerimónia de ontem, considerou a homenagem uma honra para si, mas, ao mesmo tempo, mais responsabilidade no processo de desenvolvimento do país.

“O facto de ter recebido a medalha por parte de Sua Excelência o Presidente da República, honra-nos muito”, destacou o antigo bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, para quem este gesto vai servir de incentivo para continuar a trabalhar em prol do bem-estar do povo angolano.

A lista de condecorados seguiu com Bartolomeu Nunes, antigo director do Cerimonial do Presidente da República.

Actualmente, na condição de reformado, Bartolomeu Nunes dedicou a distinção aos colegas de trabalho e à família. Visivelmente emocionado, Jorge Pessoa, condecorado na Classe de Independência, disse estar muito feliz com a distinção.

Jorge Pessoa, que disse ter sido o primeiro comandante da Força de Protecção do Presidente Agostinho Neto, ressaltou que a iniciativa valoriza o esforço levado a cabo pelos angolanos para a conquista da Dipanda.

Cerimónia prossegue hoje com mais distinções

A quarta ronda das condecorações, que homenageia a mulher angolana, prossegue, hoje, com a atribuição, pelo Presidente da República, de mais medalhas a outras personalidades nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *