PORTUGAL: CHEGA PROMETE DERRUBAR GOVERNO

0

O presidente do Chega avisou esta terça-feira, 10, que o seu partido procurará derrubar no parlamento um Governo que proceda à “revisão e culpabilização” da História de Portugal e à devolução de bens às antigas colónias.

André Ventura levantou o tema depois de ter sido confrontado pelos jornalistas com a ideia de um povo português multicultural.

O político luso fez estas declarações no final da cerimónia comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, quando comentava o teor dos discursos proferidos pela presidente das comemorações, a escritora Lídia Jorge, e pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

André Ventura começou por assinalar aos jornalistas estar a ouvir da assistência palavras de apoio, elogiou o Presidente da República por ter abordado a questão dos antigos combatentes portugueses.

O líder da oposição em Portugal lamentou por outro lado que não se tenha falado “no excesso de migração”.

André Ventura sem se referir a Lídia Jorge, alertou para a possibilidade de o poder político entrar “num caminho perigoso de dizer que os portugueses são culpados pelo esclavagismo que houve no mundo”

O presidente do Chega assumiu que Portugal “teve o seu papel no mundo, teve o seu papel na criação de impérios, pelo que teve igualmente o seu papel no esclavagismo, e que teve o seu papel como outras nações do mundo”.

O Presidente da República descreveu na ocasião os portugueses como uma mistura de povos vindos de todas as partes ao longo de séculos e defendeu que ninguém se pode dizer mais puro ou mais português.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *