EXPLOSÃO NA EMPRESA ADA FAZ VÍTIMAS MORTAIS E VÁRIOS FERIDOS
Dois cidadãos (trabalhadores) perderam a vida e quatro ficaram gravemente feridos, em consequência de uma explosão, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, (14), na empresa libanesa Aceria de Angola (ADA), vocacionada na fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos, localizada no município do Dande, província do Bengo.
O incidente terá ocorrido, na madrugada de segunda-feira, quando um grupo de trabalhadores em regime de turno, cumpriam com dever laboral, na área de produção de varões, entretanto, foram surpreendidos com um incêndio de grande proporção, pressumidamente provocada por engenho explosivo, encontrado no forno, onde se dilue a matéria prima.
‘Negligência no ambiente de trabalho’, chama-se a figura, nos casos em que o empregador não cumpre com suas responsabilidades de prover um ambiente seguro e saudável para seus trabalhadores, várias são as irregularidades enumeradas pelos funcionários, que há tempo denunciam junto da Inspecção Geral do Trabalho, Polícia Nacional, bem como o governo provincial, mas sem sucesso.
“Não existe materiais de protecção, como botas, luvas e capacete no minímo, somos obrigados a trabalhar de chinelo e com roupas que viemos de casa, os que estão minimamente equipados é investimento pessoal, só para não falar do salário que varia de 30 a 50 mil kwanzas”, disse.
Recorda-se que este não é um caso isolado, há cinco anos, ouve uma explosão igual, em que vitimou mortalmente João Bita, na altura trabalhador com 32 anos de idade, presumidamente por falta de manutenção, conta a fonte que família se encontra em abandono ao dado momento.
Aceria de Angola (ADA), inaugurada em 2015, na comuna do Dande, província do Bengo, sobdirecção do libanês Georges Choucair, a quem recaí graves acusações sobre maustratatos e racismo, bem como gozo de influências políticas que o protegem, apesar das graves acusações que pesam sobre si.