JOÃO LOURENÇO VOLTA A RECORRER A MAIS UM EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL DE 83,4 MILHÕES DE EUROS PARA ELECTRIFICAR O BENGO
O Presidente João Lourenço recorreu a mais um empréstimo, desta vez de 83,4 milhões de euros, junto do grupo bancário espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), para a materialização do projecto de electrificação do ‘triângulo dos Dembos’, incluindo Nambuangongo, na província do Bengo.
O projecto remonta a 2021, quando o governo angolano aprovou, através do Despacho Presidencial n.º 128/21, de 23 de Agosto, a “celebração de um contrato de empreitada de obras públicas para a electrificação das referidas localidades”, com o financiamento do BBVA.
No entanto, no mais recente Despacho Presidencial n.º 126/24, de 5 de Janeiro, João Lourenço confirma a empreitada e autoriza a celebração de dois acordos de financiamento entre o Ministério das Finanças (Minfin), em representação do governo angolano, e a instituição financeira espanhola.
O primeiro acordo, com um total de 76 milhões de euros, vai servir para o financiamento de 85% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro da Agência de Crédito à Exportação Espanhola (CESCE) para a materialização do projecto de electrificação.
Já na segunda autorização, o chefe do governo angolano autoriza, igualmente junto do BBVA, um empréstimo de 7,2 milhões de euros para o financiamento do remanescente do valor correspondente ao contrato de empreitada, incluindo 100% do valor total da taxa de mitigação de risco.
À ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, é atribuída a responsabilidade de efectuar a assinatura dos acordos, em representação do Estado angolano, e de toda a documentação relacionada com os mesmos.