NO UÍGE: SIC DETÉM EX-ADMINISTRADORA JESUMIRA DA FELICIDADE XAVIER POR ROUBAR MAIS DE 25 MILHÕES DE KWANZAS
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Uíge, através do departamento de Combate aos Crimes de Corrupção (DCCC), deteve, esta quinta-feira, 31, a ex-administradora municipal adjunta para o sector Económico e Financeiro, Jesumira Xavier, acusada pelos crimes de peculato e associação criminosa.
PORTAL O LADRÃO
Jesumira da Felicidade Xavier, 38 anos, exerceu o cargo de administradora municipal adjunta para o sector Económico e Financeiro, entre 2019 até o princípio deste ano, quando foi exonerada do cargo devido à uma conturbada gestão que provocou, também, a detenção do ex-administrador municipal, Ndinga Gaspar.
O oficial do SIC referiu que pesam sobre a implicada as acusações de desvio e subfacturação de mais de 25 milhões de kwanzas que eram destinados para reabilitação e apetrechamento de um posto de saúde na aldeia Kimalalo, no município do Songo.
O porta-voz do SIC no Uíge, subinspector de Investigação Zacarias Fernando, disse que a detenção decorreu, em obediência a um mandado de detenção a ordem do Juíz de Garantia do Tribunal da Comarca local e que a acusada já foi presente ao Juíz de Garantia para aplicação da medida de coação que se impõe.