PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO VAI CONDECORAR NANDÓ PELO SEU CONTRIBUTO À SEGURANÇA PÚBLICA

0

O Presidente da República, João Lourenço, vai condecorar o antigo presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nando” com a “Medalha de Valor de Serviço Policial, Classe Única”, pelo contributo exemplar e relevante em prol da preservação e manutenção da segurança pública.

PORTAL O LADRÃO

A informação consta de um Decreto Presidencial tornado público sábado. 

Na mesma classe, vão ser condecoradas outras personalidades ligadas à Polícia Nacional, como Santana André Pitra “Petroff”, Ambrósio de Lemos Freire dos Santos e Alfredo Eduardo Manuel Mingas “Panda”. 

A lista de figuras a serem condecoradas pelo Presidente da República nesta classe contempla, ainda, nomes como o de Armindo do Espírito Santo Vieira, João Arnaldo Saraiva de Carvalho “Tetembwa”(título póstumo), José Carlos Inácio da Piedade, Fernando Torres Vaz da Conceição “Mussolo”, Arnaldo Manuel Carlos, Francisco Monteiro Ribas da Silva, Salvador José Rodrigues “Dodó”, António Maria Sita, Domingos Ferreira de Andrade e Orlando Paulo Jorge Bernardo.

Vão ser, igualmente, condecorados nessa classe, que reúne um total de 200 personalidades, Albino Francisco de Abreu “Xaxá”, Mário Augusto de Oliveira Santos, Eugénio Pedro Alexandre e João Manuel de Almeida e Sá (título póstumo).

O Decreto Presidencial anuncia, igualmente, a condecoração de outras figuras ligadas à Polícia Nacional, que vão ser condecoradas com a “Medalha de Ordem Pública” de 1ª, 2ª e 3ª Classes, “Medalha de Serviços Distintos” de 1ª, 2ª e 3ª Classes e “Medalha de Bravura Canina Classe Única”. 

Na lista de figuras a serem condecoradas com a Medalha de Ordem Pública de 1ª Classe estão, entre outros nomes, o de Inocêncio Felizardo da Cruz Morais de Brito, Carlos Armando Albino, Noé António da Silva, Alberto da Silva Mutunda Paulo, Alfredo Sebastião Francisco “Fidel” e André Mamboma. 

Mais figuras condecoradas 

Dessa lista estão, ainda, figuras como António Francisco Luís do Carmo Neto, António Gaspar Domingos, António Manuel do Rosário Mendes da Silva, António Pereira de Santana, Armindo Feliciano Aurélio, Augusto Vasco Sandundo e Benjamim Quipungo Gunza.

Com a Medalha de Serviços Distintos vão ser condecorados, entre outras patentes, Abel Miguel Quintas Maquinixi, Adão Correia Sebastião, Adriano dos Santos Pedro, Afonso João Rodrigues Paulo, Agostinho Miguel Muatanga, Alberto Lucas Gomes, Alberto Raúl Francisco e Alexandre da Costa Quinguri.

A lista de nomes que vão ser condecorados com a Medalha de Bravura Canina, Classe Única, reúne nomes como o de Amy (título póstumo), Dragão, Duke (título póstumo), Ike (título póstumo), Jeff (título póstumo).

O Decreto Presidencial esclarece que a iniciativa visa prestar especial reconhecimento, promover a atracção e incentivo das carreiras policiais, a dignificação dos oficiais comissários, superiores, subalternos e subchefes, bem como aos canídeos e equinos, que tenham prestado um exemplar e relevante contributo na preservação e manutenção da segurança pública, em alusão às comemorações dos 50 anos da Polícia Nacional, a celebrar-se dia 28 de Fevereiro.

De acordo com o Decreto Presidencial, a “Medalha de Valor do Serviço Policial, Classe Única” é entregue pelo Presidente da República. 

As Medalhas de Ordem Pública e de Serviços Distintos, ambas de 1.ª Classe, serão entregues pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, ao passo que ao ministro do Interior é delegada competência para proceder à entrega das Medalhas de Ordem Pública e de Serviços Distintos, ambas de 2.ª Classe. 

O Decreto delega competência ao Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola para entregar as Medalhas de Ordem Pública e de Serviços Distintos, ambas de 3.ª Classe, bem como a de Bravura Canina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *