MINISTRO LIBERDADE PARTICIPA NAS CELEBRAÇÕES DAS SANDF

0

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, participou, sábado, nas celebrações oficiais do Dia das Forças Armadas Sul-Africanas (SANDF), realizadas na cidade de Thohoyandou, província de Limpopo, África do Sul, a convite do seu homólogo daquele país, Angie Motshekga.

PORTAL O LADRÃO

A cerimónia, presidida por Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, reuniu membros do Governo sul-africano, chefias militares, representantes diplomáticos e delegações estrangeiras, num ambiente de elevada solenidade e simbolismo militar.

As celebrações tiveram como principal objectivo homenagear os homens e mulheres que serviram e continuam a servir as fileiras das Forças Armadas Sul-Africanas, bem como recordar o sacrifício histórico associado ao naufrágio do Navio SS Mendi, ocorrido em 1917, considerado um dos marcos mais significativos da memória militar do país. 

O programa incluiu, ainda, honras militares, execução do hino nacional, salva de 21 tiros, desfile de tropas em parada, exibição de meios mecanizados e demonstrações aéreas, evidenciando um elevado nível de prontidão, disciplina e capacidade operacional das SANDF.

Durante a sua intervenção, Cyril Ramaphosa destacou o papel das Forças Armadas na defesa da soberania nacional, na promoção da paz e segurança regionais e no apoio ao desenvolvimento do país, sublinhando a importância da cooperação entre os Estados africanos para enfrentar os desafios comuns. 

De acordo com uma nota do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, a que o Jornal de Angola teve acesso, a participação de Angola, no nível em que esteve, enquadra-se no reforço das relações de cooperação bilateral no domínio da Defesa, no aprofundamento dos laços históricos e estratégicos entre os dois países, no contexto da SADC. 

Fizeram parte da delegação angolana, dentre outras individualidades, o general Jaime Manuel Pombo Vilinga, chefe do Estado-Maior General Adjunto das FAA para a Área Operacional e Desenvolvimento, e o tenente-general Adérito Manuel Nicolau, chefe adjunto do Serviço de Inteligência e Segurança Militar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *