AFRICELL E GGPEN IMPULSIONAM GEDAE E POSICIONAM ANGOLA NA LIDERANÇA AFRICANA DA INTELIGÊNCIA GEOESPACIAL

Africell e GGPEN (Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional) impulsionam GEDAE e posicionam Angola na liderança africana da inteligência geoespacial, com o Centro de Geodados de Angola (GEDAE), que continua a trilhar o seu caminho de afirmação posicionando-se como uma das mais importantes infraestruturas tecnológicas para o continente e projetando Angola para o futuro da nova economia espacial e digital.
A nota de imprensa que o Portal o Ladrão teve acesso, a tecnologia de satelite, inteligência artificial, machine learning e análise de dados geoespaciais, o GEDAE foi concebido para transformar informação em conhecimento estratégico, apoiando decisões vitais para o crescimento económico e a sustentabilidade.
De acordo com a fonte, o GEDAE foi desenvolvido no âmbito da política nacional de transformação digital, com o apoio do MINTTICS, e posiciona-se como centro de excelência para a recolha, processamento e análise de dados geoespaciais de alta precisão. Através dele, Angola passa a dispor de um ecossistema que combina ciência, tecnologia e impacto económico, preparando o país para competir na nova economia baseada em dados.
O projeto marca também presença na III Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infraestruturas em África, decorrido em Luanda de 28 a 30 de outubro, onde a Africell e o GGPEN destacaram o papel dos geodados como pilar essencial para o planeamento, financiamento e desenvolvimento sustentável das infraestruturas do futuro. O GEDAE desenvolve aplicações de tratamento de dados geoespaciais complexos para informação útil e prática, que geram tomadas de decisão mais informadas.
Resultado desta coperação entre a Africell Angola e o GGPEN, o centro representa um marco na consolidação da soberania tecnológica do país, colocando ao serviço de sectores chave [como agricultura, urbanismo, energia, mineração, ambiente e infraestruturas] uma ferramenta de planeamento inteligente e de gestão de risco em tempo real.
“O GEDAE simboliza uma nova geração de infraestruturas: invisíveis aos olhos, mas decisivas para o futuro”, afirmou Jorge Vasquez, CEO da Africell Angola. “Ao combinar conectividade, satélites e inteligência artificial, Angola passa a ter nas mãos uma poderosa rede de conhecimento que pode transformar dados em progresso económico e social.”
Para Zolana João, Director-Geral do GGPEN, “o GEDAE é mais do que um centro tecnológico, é uma plataforma de soberania e de futuro. Significa que Angola deixou de ser apenas consumidora de dados para se tornar produtora de inteligência geoespacial, com impacto direto nas políticas públicas e na competitividade nacional.”
