JOEL LEONARDO ABANDONA CARGO DE PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPREMO

0

O presidente do Tribunal Supremo de Angola, Juiz Conselheiro Joel Leonardo, apresentou esta quarta-feira, 27, a sua carta de demissão por alegadas razões de saúde.

Nomeado em 2019, em substituição de Rui Ferreira, Leonardo deixa o cargo antes do fim do mandato, mergulhado em sucessivos escândalos que abalam a credibilidade da justiça angolana.

Conforme o documento que o Portal O Ladrão teve acesso, a saída é justificada pelo próprio magistrado por problemas de saúde.

“Nos últimos tempos, a situação de saúde do signatário (Joel Leonardo) não tem sido satisfatória, razão pela qual venho por este meio comunicar à Vossa Excelência Senhor Presidente da República a cessação das minhas funções de Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial”, lê-se na carta.

Porém, segundo a Despertar, fontes próximas ao Palácio da Cidade Alta avançam que Joel Leonardo terá sido pressionado pela Presidente da República, João Lourenço, a abandonar o cargo, após a sucessão de denúncias de peculato, nepotismo e gestão danosa no órgão que dirigia.

Já as fontes do sector da justiça revelaram que a carta de demissão poderá ter sido redigida sob pressão de elementos ligados aos serviços de inteligência, numa altura em que o regime giza um novo figurino para as lideranças dos tribunais eleitorais.

Conforme as informações divulgadas pelo portal Clube-K, sublinhada pela Despertar, o juiz é acusado de favorecer empresas ligadas à sua esposa e familiares diretos em contratos milionários de prestação de serviços, sem recurso a concurso público. Apesar da gravidade das denúncias, nem o Tribunal Supremo nem as autoridades competentes se pronunciaram oficialmente até ao momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *