SIC EMITE MANDADO DE CAPTURA CONTRA VICE-PRESIDENTE DA ANATA

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) emitiu um mandado de captura contra Rodrigo Luciano Catimba, vice-presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA). A decisão foi tomada com base em acusações de incitação à violência e apologia pública ao crime, após convocação da Greve de três dias que terminou com pilhagem e vandalismo de bens e mais de 22 mortos
PORTAL O LADRÃO
Catimba, que liderou a ANATA, convocou uma paralisação geral de três dias para os taxistas, programada para os dias 28, 29 e 30 deste mês. A greve, que tem como objetivo reivindicar melhores condições de trabalho, foi aproveitada por indivíduos não afiliados à associação para causar distúrbios e vandalismos em Luanda, gerando preocupação entre autoridades e cidadãos.
O SIC justificou o mandado de captura afirmando que as ações de Catimba podem ter contribuído para a escalada de violência nas ruas da capital. A ANATA, por sua vez, defendeu que a paralisação é um direito legítimo dos trabalhadores, mas lamentou o uso da situação por pessoas externas à associação para promover a desordem.
O Portal o Ladrão, sabe que Presidente da Associação ANATA, Francisco Paciência é Efeitivo SIC , que terá colaborado com seus colegas para prender o seu Vice-presidente !
Francisco Paciência, “ o Filhinho do Laborinho” como é conhecido no meio da Associação, foi incorporado no MININT- SIC sem concurso público e a margem da lei, pelo então Ministro do Interior Eugenio Cezar Labrinho, naltura com 37anos, para controlar em comissão de serviço, a Associação dos Taxistas, depois do afastamento de Geraldo Wanga.
Já depois de estar no Serviço de Investigação Criminal (SIC), é apontado como sendo o mentor que terá influênciado os seus colegas, a emitir um mandado de captura contra Rodrigo Luciano Catimba, vice-presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA).
A decisão foi tomada com base em acusações de incitação à violência e apologia pública ao crime, sob violação da Constituição da República de Angola que prevê o direito a Greve e de Manifestações pacíficas .
A situação está a gerar intensos debates nas redes sociais, com opiniões polarizadas sobre o papel da ANATA e a resposta das autoridades. A comunidade aguarda desdobramentos sobre o mandado de captura e as possíveis repercussões para a greve dos taxistas.
Rodrigo Katinpa, vice-presidente da ANATA (Associação Nacional dos Taxistas de Angola), foi dia 27 de julho supostamente raptado logo após uma conferência de imprensa realizada neste domingo. Durante o evento, Katinpa reafirmou a paralisação dos serviços de táxi marcada para os dias 28, 29 e 30 de julho.
A denúncia sobre o rapto foi feita por um membro da associação, que declarou: “O nosso vice-presidente foi raptado depois da conferência de imprensa! Seja como for, a paralisação vai sair.” A situação é alarmante, e informações preliminares indicam que um vídeo poderá circular, onde Katinpa aparece anunciando o cancelamento da paralisação sob coação, com homens armados visíveis ao fundo.
