ACTIVISTA DENÚNCIA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO LIDERADO PELO MINISTRO DIAMANTINO AZEVEDO NO SEU MINISTÉRIO

A activista Yared Bumba, denuncia uma teia de corrupção dentro do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que tem como cabecilha o Ministro Diamantino Azevedo e seus comparsas, de acordo com a denunciante são pessoas próximas ao ministro.
PORTAL O LADRÃO
O director da CAMAJIRI mais conhecido como Dr. Rui, é o laranja do ministro Diamantino, é a empresa que recebe os documentos para licenças e faz o projecto das empresas faz o lobis para as maiores e menores empresas em favor do ministro, é também apartir daquela empresa que estão ligados o sistema do ministério, e avaliação de todas as áreas mineiras frutíferas no país.
O padre católico mais conhecido como Francisco é o homem que tira o dividendo em todas transações económicas, e tem actualmente minas a disposição dele, só que pela incapacidade dele devido às condições da igreja católica os dinheiros vão no nome dos irmãos irmãs e sobrinho filho do irmão.
O portaltvnzinga.com teve, amabilidade de contactar os três, porém, dois responderam para o contraditório. Infelizmente, Dr Rui mostrou disponibilidade, para o contraditório, ademais, foi voltas em cima de voltas.
Enquanto o Padre, nem sequer, atendeu o telefone, deu – se ao luxo de desligar as chamadas.
Segundo a activista, o esquema funciona a partir do gabinete do ministro, onde está o sistema de identificação de zonas minerias em Angola, ou seja, neste gabinete é onde funciona toda máfia.
Diamantino Azevedo, recebe 10% de toda exploração de qualquer recurso explorado no território angolano. Não se envolvendo directamente, Azevedo, evita usar seu nome e de irmãos com mesmo sobrenome, usa pessoas desconhecidas para fazer o negócio ilícito, onde recebe a percentagem em cada contrato de exploração.
Dentre nomes sonantes, consta ainda o padre da igreja católica, Francisco Etanda, que faz os “Links” rápidos, braço directo de Azevedo, que facilita a negociação, Etanda, é muito próximo e homem de confiança do ministro, tem acesso a documentos e faz parte de todo esquema milionário de onde funciona qualquer licença de exploração.
A activista, cita ainda o nome do director da agência de petróleo e gás, que tem também forte ligação ao esquema.
Yared Bumba, alega ter documentos e áudios que comprometem Azevedo e sua equipa da teia de corrupção, tendo solicitado audiência ao ministro Azevedo, sem sucesso até aos dias de hoje, pede ao Presidente da República João Lourenço, que exonere Diamantino Azevedo e o responsável da agência de petróleo e gás.
Bumba, teme ainda pela sua própria vida, pelas denúncias que vem fazendo durante algum tempo.
