CORRUPÇÃO E TRAIÇÃO A JOÃO LOURENÇO: ISAIAS KALUNGA ACUSADO DE DESVIAR E VENDER CARROS E CASAS DO CNJ NA VIDA PACIFICA E MAYE MAYE

0

O Presidente do Conselho Nacional da Juventude Isaías Kalunga e o seu Vice-presidente Jaca Mauricio, estão a ser acusados de corrupção e venda de várias residencias na centralidade Vída Pacifica, Projecto Maye-Maye em Luanda, afirmaram numa carta enviada a presidencia da República pelos membros do CNJ, nesta segunda-feira 17.

PORTAL O LADRÃO

A missiva enviada a Presidência da República para dar a conhecer o Chefe de Estado João Lourenço, e em vários órgãos do Estado afirma que Isaias Kalunga e Jaca Mauricio, têm feito uma gestão danosa e desviaram muitas viaturas daquela organização, dando as mesmas as amantes e as suas mulheres.

INTEGRA DA DENUNCIA PÚBLICA

SOS CNJ, COMISSÃO DIRECTIVA

Suas Excelências,

Presidente da República de Angola, General João Manuel Gonçalves Lourenço;

Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, General Pereira Furtado;

Ministro da Juventude e Desporto, Dr. Rui Falcão;

Ministro do Interior, Eng. Manuel Homem;

Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa;

Ministro da Administração do Território, Dr. Dionísio da Fonseca;

Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Dr. Marcy Lopes;

Ministro das Obras Públicas Urbanismo e Habitação (MINOPUH), Dr. Carlos Gregório Santos;

Chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Estado (SINSE), General Garcia Miala;

Inspector Geral do IGAE, Dr. João Pinto;

Presidente do Conselho de Administração do FADA, Dra. Felisbela Francisco;

Governadora Provincial do Bengo, Dra. Maria Nelumba;

Comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário Francisco Ribas da Silva;

Provedora de Justiça, Dra. Antónia Florbela de Jesus Rocha Araújo;

Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Dr. José Luís Domingos.

Excelências,

Aceitem, com todo respeito e consideração, as nossas calorosas saudações!

O Conselho Nacional de Juventude, é uma instituição de Utilidade Pública à luz da lei angolana. É regida pela Comissão Directiva, um órgão colegial que delibera as decisões emanadas em sede das suas reuniões.

Infelizmente, ao longo do nosso mandato, Isaías Kalunga na qualidade de Presidente, tem agido ao contrário desrespeitando tudo e todos. Já começa ser de domínio público que, o CNJ, está em queda livre, desde a exoneração ilegal do Secretário Geral, Wilson dos Santos.

Na verdade, a saga começou com o afastamento ilegal da Vice-presidente. Naquela altura, por conta do terror que Isaías Kalunga instala no CNJ, nós membros da CD, não conseguimos agir à favor da Vice-presidente. Não tínhamos noção que as coisas chegariam a este nível.

Excelências,

Se existe neste país, um jovem que não sabe o que é patriotismo, chama-se Isaías Kalunga. Um patriota não gere o orçamento do CNJ, com todas aquelas lesões, não gere meios da instituição com todas aquelas lesões, não deixa seus colaboradores passarem fome enquanto ele anda em hotéis.

Excelências,

O CNJ, tem sido mal gerido e há muito tempo. Isaías Kalunga transformou o CNJ, na sua mina de ouro juntamente com o seu amigo Vice-presidente Jaca Maurício.

São os únicos que conseguiram sair da pobreza através dos desvios de orçamento, património e patrocínios. Só para detalhar minimamente, seguem os factos:

No Capítulo da Habitação

Quanto aos apartamentos da Centralidade Vida Pacífica, Isaías Kalunga e seus Vice-presidente, venderam muitos imóveis e também ofereceram aos seus amigos e familiares que não sabem e nem fazem Associativismo. Essa situação deixou muitas associações membro do CNJ, indignadas. Isaías Kalunga, até o próprio apartamento que recebeu do Estado na Centralidade Vida Pacífica, vendeu numa altura que já não tinha apartamento para se apropriar e ainda mandou apagar o nome dele na base de dados do INH.

Sim, eles apropriaram-se de vários apartamentos de jovens que já tinham contratos, e venderam com ajuda do INH, até hoje estes jovens choram e não têm solução pelo facto de Isaías Kalunga e Jaca Maurício terem alguma protecção no SIC.

Se existir alguma dúvidas sobres estes factos, podem consultar a base de dados do INH, e também alguns jovens, é só fazerem um comunicado, vai aparecer muitos jovens com contrato mas que não receberam os apartamentos.

Sobre os imóveis do Maye Maye, aquilo foi um desastre. Venderam uns tantos e o restos estão a tornar hospedaria e farmácia. Aquelas informações que giram nas redes sociais de que, no CNJ, vendem casas, não é mentira é pura verdade.

Como se não bastasse, agora persegui os jovens honestos que estão a lutar para ultrapassarem as dívidas dos seus apartamentos. São jovens que teriam uma vida melhor se eles não tivessem desviado o que desviaram.

No Capítulo da distribuição das viaturas

Isaías Kalunga, na qualidade de Presidente, Jaca Maurício, na qualidade de Vice-presidente, e Liudimila Sambo (expulsa do CNJ, ilegalmente pelo IK), na qualidade de Vice-presidente, foram contemplados em primeira estância pela Presidência da República, com 3 viaturas de marca Toyota Land Cruiser HZ.

Passado algum tempo, isso nas vésperas das eleições gerais de 2022, o CNJ, foi novamente contemplado com várias viaturas onde todos os membros da CD, abrangeram. Infelizmente, neste processo Isaías Kalunga e o Jaca Maurício, desviaram algumas viaturas que seriam para o pessoal da Administração e Secretaria Geral.

O pessoal da Administração do CNJ, e da Secretaria Geral, andam a pé, vivem mal e não podem reclamar. A ganância de Kalunga foi tanta que levou alguns carros para sua casa e deu também ao seu Vice-presidente. As suas esposas conduzem meios do Estado que seriam para os membros do CNJ.

O que nos espanta nisso tudo, é que,  Isaías Kalunga quer receber os nossos carros sob justificativa de que, o empresário que ofereceu quer receber. Se nós estamos ainda no CNJ, não obstante ele ter fechado os nossos gabinetes, como é que vamos entregar os meios? Pelo que sabemos, eles (Isaías e Jaca Maurício), já colocaram os carros do Estado em nome deles mesmo sem abate.

Existe uma viatura do CNJ, de marca Toyota Hiace cor branca, que já foi de cor  azul, fazia processo e o dinheiro era desviado por eles. Neste momento, foi desviada pelo Vice-presidente Jaca Maurício e escondeu na centralidade Vida Pacífica, alegando que é para consertar há mais de 1 ano.

O CNJ, faz negócio de táxi?

No Capítulo do orçamento

Aqui nunca foi diferente. Os dois sempre geriram os dinheiros do CNJ, como se fossem privados. Se existe alguma dúvida, podem consultar os relatórios de conta que o Jaca Maurício envia para o Ministério da Juventude e Desporto, é uma autêntica fraude. Os membros da CD, recebem em média 100.000 kz, e o pessoal administrativo recebe 30.000 kz.

O pessoal do CNJ, que trabalham de verdade, não aquelas mentiras que Isaías Kalunga mostra na Tv, e nas redes sociais, vivem mal e estão oprimidos de reclamarem.

Os jovens corajosos que reclamaram numa reunião, Kalunga exonerou-lhes e dizem que os persegue. Os dinheiros do orçamento do CNJ, só servem para hotéis, bebidas e cigarros. É mais fácil Kalunga pagar bebida aos jovens do que comida!

Actualmente, Isaías Kalunga e seus amigos que o servem, estão a criar cooperativas sem o consentimento da Comissão Directiva. O objectivo principal daquelas cooperativas visam subtrair dinheiro do FADA, para enriquecimento ilícito.

Querem enganar o FADA, com cooperativas criadas com familiares e amigos, para depois darem outros destinos aos dinheiros, violando o objectivo do FADA, e pelo qual o Governo do Bengo cedeu o terreno. Aquele terreno segundo o memorando, foi cedido para os jovens do Bengo e não para amigos dos amigos de Isaías Kalunga.

Aqui chamar atenção à Sua Excelência Ministra das Finanças, não vamos permitir que tenhamos um caso análogo ao da AGT. Aqui está o aviso prévio para evitarmos danos maiores e sair em hasta pública. É possível prevenir a corrupção e desvios de fundos públicos. Um assunto deste nível, deve ser deliberado pela Comissão Directiva do CNJ, mas está ser tratado atrás das portas e com vozes baixas por elementos que não fazem parte da estrutura central do CNJ, recrutados pelo Kalunga.

No Capítulo de emprego

Aqui também não há diferença. As vagas são sempre para os amigos, filhos do Vice-presidente, irmãos, familiares de Kalunga etc…  Os verdadeiros jovens que fazem Associativismo não são tidos nem achados. Até ao momento que escrevemos, nenhum membro da Comissão Directiva, beneficiou-se de uma vaga de emprego, nenhum membro da Administração beneficiou-se de uma vaga de emprego, são todos desempregados.

O negócio de vagas de emprego dentro do CNJ, é muito grande. Houve recentemente vagas para o Exército (UDP), nós membros da CD, não sabemos quem são os candidatos, certamente não fazem associativismo, pelo que sabemos houve negócio (venderam parte das vagas).

Nos últimos meses, estão a fazer novas incursões junto de vários ministérios como Energia e Águas (ENDE, PRODEL e RNT), Recurso Minerais Petróleo e Gás (Endiama), Ministério dos Transportes (TCUL), e são tão ousados que pretendem pedir empregos na Sonangol!

O objectivo destas solicitações é vender as vagas por milhões de kwanzas, prática reiterada de Isaías Kalunga e Jaca Maurício. Nós membros da Comissão Directiva, fomos excluídos do processo.

Excelências,

Neste momento que escrevemos, já não existe Comissão Directiva no CNJ. Isaías Kalunga está expulsar-nos a todos, diz que ele manda no CNJ, não respeita Sua Excelência, Ministro da Juventude e Desporto, não Respeita nenhum ministro do Executivo de Sua Excelência Presidente João Lourenço, chama-os de incompetentes.

Se existe um grande incompetente aqui nesta estória toda, é ele Isaías Kalunga. Para ele os ministros têm inveja dele. Na verdade, ele é que tem inveja de nós membros da CD, pelo facto de todos termos feito a licenciatura e ele não.

Excelências,

Há muitos crimes dentro do CNJ, até quando as autoridades vão continuar intrépidas e serenas olhando Isaías Kalunga a maltratar os outros jovens?

O CNJ, neste momento é um ninho de corrupção, perseguição, e assassinato de carácter… ele diz que nada lhe vai acontecer por ser Conselheiro do Presidente da República e amigo de generais.

Isaías Kalunga é mau, está perseguir-nos será que teremos que nos defender tornando o assunto público? No final de Abril terminará o nosso mandato e ele diz que não vai abandonar o CNJ.

Excelências,

Diante do exposto, pedimos, por favor, a intervenção do Estado neste processo, a fim de corrigirem os erros enquanto cedo. Estamos disponíveis para sermos chamados para mais esclarecimentos sobre estes assuntos.

Atenciosamente,

Membros da Comissão Directiva do CNJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *