NGOLA KABANGU QUER MAIS DIÁLOGO ENTRE OS PRINCIPAIS ACTORES POLÍTICOS
O nacionalista Ngola Kabangu defendeu, domingo, em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, a necessidade dos principais actores políticos dialogarem mais, com vista a encontrarem novos caminhos que levem ao desenvolvimento de Angola, numa altura em que o país se prepara para a celebração dos 50 anos da Independência Nacional.
PORTAL O LADRÃO
O político, que se deslocou a Mbanza Kongo para homenagear o falecido líder e fundador da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), por ocasião do seu 102º aniversário natalício, assinalado dia 12 de Janeiro, disse acreditar numa Angola nova e melhor para todos, sobretudo para as novas gerações.
“Agora, vamos entrar na agenda dos 50 anos, vamos conversar, dialogar mais e encontrar novos caminhos para uma Angola nova, uma Angola para vocês os jovens, onde vocês vão viver bem, realmente livres e economicamente melhor”, disse.
Ngola Kabangu disse, ainda, que os jovens têm a responsabilidade de ajudar a construir uma Angola próspera, de paz e amor entre todos os angolanos e as famílias angolanas, assegurando que essa deve ser a bandeira e o princípio da reconciliação genuína.
O nacionalista garantiu que, no quadro da agenda de celebração dos 50 anos da Independência Nacional, anunciada pelo Presidente da República, vai ser parte do processo e, na devida altura, espera apresentar subsídios necessários para o país que se pretende.
Homenagem a Holden Roberto
No quadro das celebrações dos 102 anos do nascimento do líder da FNLA, Álvaro Holden Roberto, Ngola Kabangu prestou homenagem ao fundador do partido, com a deposição de uma coroa de flores no local onde se encontra sepultado, em Mbanza Kongo, o histórico político.
“Holden Roberto, sem propaganda, sem vaidade, é o expoente máximo da Luta Armada de Libertação Nacional, que nos levou à Independência. Luta que durou 14 anos e que nos levou ao Alvor, onde arrancámos, formalmente, a Independência, onde se formou o Estado angolano. Ele foi, indiscutivelmente, o grande impulsionador, por isso a ele damos toda a honra e toda a glória”, ressaltou.
Quanto ao projecto de luta de Holden Roberto, o político assegurou que continua, por ser um legado precioso e riquíssimo, consubstanciado na liberdade e terra, onde as novas gerações são chamadas a dar o seu melhor para tornar o sonho realidade.
“O projecto de Holden Roberto continua, está a ser defendido e será continuado pelas gerações vindouras. Uns estão a envelhecer, como é o caso de Ngola Kabangu, mas está aí a juventude, está pronta a continuar, a levantar bem alto a bandeira da liberdade e terra”, disse.