PRÉMIO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA – UMA VIDA EM ANGOLA: SEGUNDA EDIÇÃO DISTINGUE TRÊS INSTITUIÇÕES DE EXCELÊNCIA SOCIAL
A Mota-Engil Angola, em parceria com a Fundação Manuel António da Mota, distinguiu neste sábado, 07, as três instituições vencedoras da 2.ª Edição do Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola.
A cerimónia realizou-se numa das unidades hoteleiras da capital angolana, Luanda, e contou com a presença da Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, que presidiu o júri desta edição, e de várias figuras de destaque, incluindo membros da Fundação Manuel António da Mota, representantes da Mota-Engil e personalidades de relevo da sociedade angolana.
As três instituições vencedoras foram escolhidas pelo seu impacto notável na melhoria das condições de vida das comunidades em Angola, destacando-se pelo compromisso e dedicação às áreas sociais mais relevantes como:
ASPAFRA – ASSOCIAÇÃO SOCIAL PAZ E FRATERNIDADE DE ANGOLA (1.º LUGAR): Fundada em 2016, em Luanda, a ASPAFRA dedica-se a combater a exclusão social, promovendo a educação, a saúde e a segurança alimentar. Com uma abordagem comunitária, a organização impacta crianças, jovens e famílias, consolidando-se como uma referência no apoio às comunidades mais vulneráveis.
MWANA PWO (2.º LUGAR): Criada em 2017, na Lunda Sul, a Mwana Pwo promove os direitos das jovens mulheres e adolescentes, com foco na igualdade de género, saúde reprodutiva e combate aos casamentos infantis. A sua actuação impacta directamente as comunidades locais, empoderando as suas beneficiárias e promovendo a liderança juvenil.
CASP – ASSOCIAÇÃO CARIDADE E SOLIDARIEDADE COM OS POVOS (3.º LUGAR):
Fundada em 2017, com actuação em Benguela e Uíge, a CASP apoia crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes acesso à educação e formação técnica. A sua intervenção tem contribuído para a inclusão social e o desenvolvimento de competências essenciais para a autonomia dos seus beneficiários.
Cada uma destas instituições foi premiada com valores monetários convertidos em Kwanzas, ao câmbio oficial do dia e de acordo com o regulamento, nos montantes de 50.000 USD, 25.000 USD e 15.000 USD, respectivamente.
Durante a cerimónia, o Eng.º Manuel Mota, membro da Fundação e representante da família, afirmou, que “Este prémio é mais do que um reconhecimento, é uma celebração do impacto positivo das instituições que, com dedicação, transformam vidas em Angola. Reforça também o legado do meu avô, Manuel António da Mota, e o compromisso do Grupo Mota-Engil com o desenvolvimento sustentável do país.”
Por outro lado, a Primeira-Dama da República Ana Dias Lourenço, e Presidente do Júri, destacou a importância do prémio, afirmando que “Este reconhecimento reflete o nosso compromisso conjunto com o progresso de Angola. Estas instituições são a prova de que é possível, com determinação e trabalho, construir um futuro mais inclusivo e sustentável.”
A entrega dos prémios, feita pela Primeira-Dama e pelos restantes membros do júri, celebrou o impacto transformador destas organizações, reforçando a importância de iniciativas que colocam as comunidades no centro do desenvolvimento sustentável. Concebido para reconhecer e valorizar o papel das organizações não-governamentais e sem fins lucrativos, o prémio distingue iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social em Angola.
Inspirado no modelo de sucesso implementado em Portugal há 15 anos, o prémio reafirma o compromisso da Mota-Engil com as comunidades onde opera.
SOBRE A MOTA-ENGIL ANGOLA
A Mota-Engil Angola é uma das principais construtoras do país e uma referência no mercado, sendo ainda relevante a aposta crescente em outras áreas de negócio como o ambiente, a logística e a indústria.
Com um profundo conhecimento do mercado africano, reforçado através de um percurso de permanente expansão, o Grupo Mota-Engil África conta actualmente com uma presença em mais de treze mercados como Moçambique, Malawi, África do Sul, Mali, Uganda, Ruanda, Camarões, Nigéria, Guiné Conacri, Quénia e Costa do Marfim. Presente no panorama empresarial desde 1946, o Grupo Mota-Engil é líder de mercado em Portugal no sector da construção civil e obras públicas.
SOBRE A FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA
A Fundação Manuel António da Mota fundada em memória de Manuel António da Mota é um importante instrumento de política de responsabilidade social do Grupo Mota-Engil, enquanto expressão organizada e sistematizada de uma gestão ética e socialmente comprometida, em nome de uma cidadania empresarial activa e participativa. Tem por fins a promoção, desenvolvimento e apoio a iniciativas de natureza social nos domínios da beneficência e solidariedade social e de natureza cultural nos domínios da educação, saúde, ambiente, organização e apoio à actividade artística, exercendo a sua actividade em todo o território português e nos países onde o Grupo Mota-Engil marca presença. É atribuído anualmente um prémio em Portugal, contando este ano com a sua 15.ª edição, e em Angola, onde decorreu este ano a 2.ª edição do Prémio “Manuel António da Mota Uma Vida em Angola”.