LUÍSA DAMIÃO DESTAQUE VISÃO DO PRIMEIRO PRESIDENTE DE ANGOLA ANTÓNIO AGOSTINHO NETO
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, ontem, em Luanda, a visão de António Agostinho Neto sobre o papel da mulher na construção de uma Nação próspera.
PORTAL O LADRÃO
Ao discursar na palestra sobre a Dimensão Cultural e Política do Fundador da Nação, a número dois do partido dos “camaradas” disse que Agostinho Neto acreditava que a libertação do país não seria completa sem a emancipação plena da mulher angolana. “Com o seu espírito revolucionário, as mulheres angolanas abraçaram a causa da liberdade e tornaram-se protagonistas nas trincheiras da luta pela Independência Nacional”, destacou.
Esta visão, referiu Luísa Damião, inspirou mulheres como Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paim, entre outras, no sentido de abraçarem a causa da revolução por uma Angola livre e independente.
A vice-presidente do MPLA, que falava para uma plateia que contou com a presença da viúva do Fundador da Nação, Maria Eugénia Neto, lembrou que o primeiro Presidente da República ensinou ao povo angolano que a Independência não significa “apenas” a libertação do país do jugo colonial, mas, também, o compromisso contínuo de trabalhar por um futuro melhor, livre de desigualdades e de preconceitos.
“O Dr. Agostinho Neto foi, sem dúvidas, um líder visionário, um patriota incansável, cuja dedicação maior de sua vida foi libertar o nosso país da opressão colonial e construir uma Angola justa e soberana”, ressaltou Luísa Damião, para quem o exemplo e sacrifício do Herói Nacional deve continuar a guiar a população na construção de uma sociedade mais justa e próspera para todos.
Para a vice-presidente do MPLA, o legado de Agostinho Neto constitui um chamado para as gerações mais jovens sobre a necessidade de continuar a assumir o protagonismo dos diferentes processos nacionais, com realce para a luta por uma Angola unida, de progresso social e cada vez mais inclusiva. Luísa Damião defendeu, por outro lado, a necessidade de todos trabalharem juntos, de forma incansável, para a construção da Nação desejada.
Por sua vez, o secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, enalteceu a figura de Agostinho Neto, considerando-o um lutador e vencedor de grandes causas ligadas à libertação de Angola e do continente africano.
O político, que foi um dos prelectores do dia, apelou aos participantes na palestra sobre Neto, realizado no Auditório do Complexo Turístico do Futungo II, a materializar as ideias de António Agostinho em relação ao desenvolvimento do país, sobretudo a sua célebre frase: “O mais importante é resolver os problemas do povo”.