FUTURO AMEAÇADO NO CUANDO CUBANGO: SETENTA MIL CRIANÇAS VÃO FICAR FORA DO SISTEMA DE ENSINO

0

O sector da Educação no Cuando Cubango tem o registo de mais de 70 mil crianças que podem ficar fora do sistema normal de ensino no próximo ano lectivo 2024/2025 por falta de escolas e professores, disse, sexta-feira, em Menongue, o director do Gabinete Provincial da Educação.

PORTAL O LADRÃO

Inácio Samba informou que a situação é bastante preocupante, mas pode ser minimizada com a entrada em funcionamento, ainda este ano, de oito escolas comparticipadas e privadas na cidade de Menongue.

A entrada em funcionamento destas escolas, referiu, é resultado da última visita que uma equipa de supervisão do Ministério da Educação efectuou à província para apurar se as instituições têm condições para leccionarem.

O sector, salientou, tem uma boa cooperação com as igrejas, que têm estado ajudar muito na disponibilização das capelas para servirem como salas de aula e, assim, garantir a formação de milhares de crianças.

A par disto, Inácio Samba assegurou que o Governo Provincial, em parceria com o Ministério da Educação estão a trabalhar para a construção de mais escolas e recrutamento de professores para a acabar com o elevado número de crianças fora do sistema de ensino.

Para o próximo ano lectivo, anunciou, a instituição tem disponíveis 186 escolas que correspondem a 1.854 salas de aula, para matricular 190 mil alunos do ensino primário ao segundo ciclo, a serem assegurados por 5.223 professores.

Até ao momento, informou, já foram matriculados 181.920 alunos nos vários subsistemas de ensino, dos quais 89.447 são do sexo feminino. Este número, avançou, pode ultrapassar com a conclusão do processo de admissão de novos alunos nas escolas de formação de professores e nos institutos técnicos profissionais, nomeadamente os Institutos Técnico Agrário, Médio Politécnico do Ambiente, Técnico de Saúde e o Magistério Público Mwene Vunongue.

O director do Gabinete Provincial da Educação no Cuando Cubango garantiu que o sector tem todas as condições criadas para o arranque do ano lectivo 2024/2025. “No ano lectivo passado o nível de aproveitamento escolar na província do Cuando Cubango foi bastante positivo em todos os subsistemas de ensino”, adiantou, acrescentando que uma preocupação do sector têm sido os elevados casos de vandalização das escolas, por falta de agentes de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *