RELAÇÕES ENTRE RÚSSIA E COREIA DO NORTE ESTÃO A ENTRAR NUMA “NOVA ERADE PRIORIDADE” KIM JONG UN

0

As relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a entrar numa “nova era de prosperidade”. A afirmação é do líder norte-coreano, durante um encontro com o presidente russo em Pyongyang, após assinatura de um tratado sobre parceria estratégica abrangente, por Vladimir Putin e pelo líder norte-coreano Kim Jong Un.

PORTAL O LADRÃO

“O novo documento substitui o tratado de amizade e assistência mútua de 1961, o tratado de 2000 sobre laços bilaterais e as Declarações de Moscovo e Pyongyang de 2000 e 2001”, explicou o assessor presidencial russo, Yury Ushakov, que citou que “o novo documento é necessário por causa das profundas mudanças na situação geopolítica na região e no mundo e nos laços bilaterais entre a Rússia e a Coreia do Norte”.

Avançou, igualmente, que “o novo documento observará todos os princípios fundamentais do direito internacional, não será confrontacional ou direccionado contra nenhum país e terá como objectivo garantir maior estabilidade no nordeste da Ásia”.

Kim Jong Un prometeu reforçar a “amizade vigorosa” entre os dois países, de acordo com as suas observações traduzidas para russo e citadas pelas agências de notícias oficiais russas.

A Coreia do Norte “reforçará ainda mais a comunicação estratégica com a Rússia e as autoridades russas” face a uma situação que “se está a tornar mais complicada” no mundo, acrescentou.

No início do encontro com Kim Jong Un, Putin tinha dito “apreciar o apoio sistemático e permanente” da Coreia do Norte à política russa, informaram ‘media’ russos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *