LIMPEZA NO BP: PAULO POMBOLO DEIXA O CARGO DE SECRETÁRIO-GERAL E 70% DOS MEMBROS DO BP DO MPLA VÃO SAIR

0

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, anunciou hoje a realização de um congresso extraordinário em dezembro deste ano, com o objetivo de fazer um balanço dos 50 anos de independência do país. A decisão foi comunicada pelo secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA, após a sua 10.ª reunião extraordinária, presidida por João Lourenço, líder do partido.

PORTAL O LADRÃO

No comunicado oficial, o MPLA destacou a proximidade do 50.º aniversário da independência nacional, um “marco importante para a vida do povo angolano”, cujas comemorações terão início no dia 11 de novembro de 2024. O Secretariado do Bureau Político do Comité Central sublinhou a necessidade de um congresso extraordinário para proceder a “um balanço exaustivo” dos 50 anos de independência, recomendando aos órgãos competentes a sua convocação, conforme os estatutos do partido.

Entretanto, uma fonte interna do MPLA, em declarações exclusivas ao Secreto News, revelou que o presidente João Lourenço pretende aproveitar o congresso para realizar uma renovação significativa no Bureau Político (BP) do partido de 70%. A mesma fonte indicou que o Secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, deixará o cargo.

Segundo a fonte, João Lourenço tem manifestado descontentamento com os comportamentos de diversos membros do BP, que têm prejudicado a imagem do partido e do governo. Além disso, Paulo Pombolo tem sido acusado de envolvimento em negociações para benefício próprio e de tentar influenciar o congresso da JMPLA, a ala juvenil do partido, para colocar alguém de sua confiança, mesmo que desconhecido pelos militantes.

O congresso extraordinário do MPLA em dezembro promete ser um evento decisivo não apenas para a avaliação dos 50 anos de independência, mas também para a redefinição das lideranças internas do partido, em um momento crucial para o futuro político de Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *