ANGOLA NA REUNIÃO DO GRUPO DE EMBAIXADORES DA SADC EM NAIROBI
O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, disse, esta sexta-feira, em Nairobi, que espera que os países da SADC sejam parte activa na 6ª Assembleia das Nações Unidas sobre o Ambiente (UNEA-6), a realizar-se de 26 de Fevereiro a 1 de Março de 2024, na capital queniana.
PORTAL O LADRÃO
Sianga Abílio proferiu estas declarações quando presidia a primeira reunião de 2024 do Grupo de Embaixadores dos Países da SADC, acreditados no Quénia, na qualidade de líder do Grupo SADC em Nairobi.
Na reunião, o embaixador prestou informações sobre os últimos desenvolvimentos registados em Angola, com destaque para a recente visita de Anthony Blinken, secretário de Estado norte-americano, durante a qual ficou reafirmada a parceria económica e estratégica entre os dois países, tendo como destaque os projectos do Corredor do Lobito e o de energias renováveis.
Os embaixadores foram também informados sobre os resultados da última Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC sobre a situação da cólera na região, presidida por Angola, a 2 de Fevereiro, no formato virtual, e que designou Hakainde Hichilema, Presidente da Zâmbia, como Campeão Regional para liderar a luta contra a cólera.
No encontro, os diplomatas concertaram posições ligadas à participação do Grupo SADC em grandes eventos multilaterais, como na próxima Assembleia das Nações sobre o Ambiente (UNEA-6).