JOÃO LOURENÇO AGASTADO COM MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
O actual Conselho de Administração da Televisão Pública de Angola (TPA) é citada de andar em contramão às orientações do Palácio Presidencial, emanadas pelo Titular do Poder Executivo, João Lourenço, sobre a actuação da estação televisiva estatal nos últimos dias, noticiou O Decreto.
PORTAL O LADRÃO
Fontes do O Decreto, geralmente bem posicionadas, revelam que a exigência do Presidente da República, para maior propagação dos feitos do Executivo, não tem sido cumprida pela direcção do Conselho de Administração da TPA, sob a liderança de Francisco Mendes.
Recentemente, numa deslocação de campo, o Presidente João Lourenço, rejeitou que se juntasse ao seu lado, o actual ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS), Mário Augusto da Silva Oliveira.
Fontes próximas, explicam que, chateou o Chefe do Estado, últimas notícias sobre a seca no sul de Angola, divulgadas pela Televisão Pública de Angola (TPA), onde apontavam um elevado número de pessoas afectadas pela seca.
As fontes do Palácio Presidencial, dão conta que, João Lourenço terá apresentado o seu descontentamento sobre a actuação da TPA à ministra de Estado para Área Social, Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, que por sua vez, terá comunicado ao presidente do Conselho da Administração da TPA, Francisco Mendes.
Tentamos sem sucesso ouvir a Direcção do órgão.
O actual Conselho de Administração da Televisão Pública de Angola (TPA), foi reconduzido a 7 de Fevereiro de 2023, em Decreto, assinado pelo Presidente João Lourenço.
Entretanto, sabe-se que a mudança passaria igualmente pela Rádio Nacional de Angola (RNA), que se encontra com o Conselho de Administração com os prazos vencidos.