O BANQUETE NO MAPTSS: TERESA RODRIGUES E PITRA NETO ACUSADOS DE “SAQUEAR DINHEIRO DA SEGURANÇA SOCIAL”
De acordo com o Africa Monitor, o “saque” no Fundo da Segurança Social envolve a actual ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, um histórico do MPLA, António Pitra Neto, e um vasto património em Portugal, na zona costeira do Estoril.
Segundo a investigação , Antiga procuradora na DNIC (Direcção Nacional de Investigação Criminal), agora substituída pelo SIC, os Serviços de Investigação Criminal, Teresa Rodrigues Dias, terá transitado para o MAPTSS na “expectativa de que pudesse pôr fim a um histórico de apropriação indevida de fundos das instituições sob tutela do Ministério. Antes de ser nomeada para o MAPTSS, Teresa Rodrigues Dias exerceu funções na ENDIAMA.
Entre as acções que desencadeou está o anúncio da realização de um inventário dos activos do INSS (Instituto Nacional da Segurança Social) e o seu uso ao longo de anos – e é aqui que se suspeita de um autêntico saque de dinheiros públicos.
No entanto, e apesar do inventário ter sido ordenado por despacho presidencial em 2020, a verdade é que até ao momento não há a apresentação de quaisquer resultados.
“Subsistem dúvidas quanto à realização da referida sindicância, que segundo fontes consultadas terá sido realizada, mas gerida de forma sigilosa, ou nem sequer realizada”, escreve o África Monitor.
E de caminho, e por esclarecer, fica a origem do vasto património imobiliário de António Pitra Neto, nomeadamente, em imóveis de luxo no Estoril, em Portugal, e em outros países.