DIÓGENES DE OLIVEIRA DEIXA ANIESA: O ESQUEMA DA CORRUPÇÃO DOS ESTRANGEIROS ACABOU
Com a exoneração de Diósnes de Oliveira no comando da ANIESA, o suposto esquema de corrupção com os cidadãos estrangeiros em que a referida fugura era citada terminou, disse uma fonte ao Portal o Ladrão.
POR: O LADRÃO
O ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, conferiu, esta quinta-feira, posse ao novo inspector-geral da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), João Kiuma.
Antes, o ministro da Indústria e Comércio nomeou João Kiúma para o cargo de inspector-geral da ANIESA, em substituição de Diógenes de Oliveira. A exoneração de Diógenes de Oliveira, pode estar relacionada pelas declarações feitas recentemente, atribuindo incompetência ao GPL para encerrar qualquer tipo de superfície comercial, acto que somente cabe à Aniesa por força do decreto presidencial 267/20 de 16 de Outubro.
O então Inspector-geral da Aniesa entendia que o encerramento de armazéns estaria a influenciar a subida de preços no mercado e que a transferência para locais não residenciais “não se faz da noite para o dia”.
Desde o início do ano que o Governo Provincial de Luanda (GPL) deu inicio a uma campanha de encerramento de armazéns que comercializam produtos a grosso e a retalho em vários pontos da capital, no âmbito do que denomina ‘Plano de Reordenamento do Comércio.