PARADAS OBRAS DO PIIM NA LUNDA-NORTE: PGR DEVE INVESTIGAR ERNESTO MUANGALA E SEUS ADMINISTRADORES
A paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em quase todos os municípios da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, deve levar a Procuradoria-Geral da República a investigar o ex-governador Ernesto Muangala e os administradores que o mesmo trabalhava com eles, disse ao Ladrão um dos activistas daquela parcela territorial.
POR: O LADRÃO
Ernesto Muangala, é um dos governantes mais antigos da governação do ex-presidente José Eduardo dos Santos e sabe muito bem as técnicas de roubalheira do erário público porque o mesmo participou no roubo frenético que este país já teve ao longo da governação do regime angolano.
“Muangala sempre subfacturou com os seus administradores corrupto que lhe ajudavam a falsificar documentos para roubarem o erário público da Província da Lunda Norte e com a chegada do actual presidente João Lourenço, mudaram as técnicas de desvios de milhões de Kwanzas destinados ao desenvolvimento das comunidades” disse a fonte do Ladrão.
Enquanto governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, fazia da província sua propriedade e esteve sempre envolvido no esquema de corrupção, impunidade, peculato e abuso de poder em vários sectores das terras ricas em diamantes, disse a fonte do Portal o Ladrão.
O Governador Muangala, agi em baixa visibilidade e a sua equipa que explora diamantes em várias áreas de exploração da Lunda Norte trabalham com os testas-de-ferro que dão a cara nas instituições para verem a situação legalizada com brevidade além da protecção que têm das forças de segurança do país.
“Nós podemos indicar os nomes dos testas-de-ferro do Governador Ernesto Muangala, um até havia sido presenteado como administrador de um dos municípios da província da Lunda Norte” disse a fonte do Portal o Ladrão.
A governadora local pediu a necessidade de haver um esclarecimento sobre a morosidade existente para a conclusão das empreitadas de impacto social.
O facto aconteceu, na segunda-feira 05 de Junho do corrente ano, no Dundo, durante um encontro com os administradores e representantes das empresas de construção civil contratadas para a execução física das infra-estruturas.
Deolinda Vilarinho explicou que depois de um périplo efectuado pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, nos dez municípios da província, as autoridades da Lunda-Norte tomaram conhecimento que grande parte dos 108 projectos inscritos no PIIM estão paralisadas.
Actualmente, Ernesto Muanga, esta a dirigir os destinos da Província do Moxico como governador provincial.