O PÉSSIMO GESTOR: PECADOS QUE NÃO LEVARÃO TOMÁS BICA AO PARAÍSO
O actual administrador do município do Cazenga, Tomás Bica, empossado no dia 22 de Dezembro de 2020, comprometeu cumprir rigorosamente o programa do governo local em curso, no entanto, definir as prioridades para sua administração, que O FLAGRANTE sabe que nem metade das promessas foram cumpridas.
Segundo a fonte do portal O LADRÃO, Volvidos três anos as questões atinente a segurança pública, saneamento básico, saúde, educação, iluminação pública e o fórum municipal de prestação de contas da coisa pública no município do Cazenga, continuam aquém do desejado, apesar de serem promessas passadas por Tomás Bica, durante seu discurso aquando do seu empoderamento, em substituição do então administrador Albino da Conceição.
“Garantir a tranquilidade e a segurança aos cidadãos é tarefa da administração”, afirmou Tomás Bica, avançando que apesar das limitações de recursos para concretização de determinados projectos, garantiu tudo fazer para reverter o quadro da criminalidade a nível do município.
VAMOS AQUI ENUMERAR ÀS VÁRIAS PROMESSAS FEITAS POR TOMÁS BICA:
1º Combater a criminalidade, como afirmou no seu discurso de agradecimento aquando do seu empoderamento, “garantir a tranquilidade e a segurança pública aos munícipes é tarefa da administração”.
O que é facto é que, a criminalidade a nível do município de Cazenga crescer a uma velocidade incontrolável, que só para ter uma ideia, os meliantes aproveitam a calada da noite para realizerem assaltos defronte a administração municipal do Cazenga, junto às bombas da Sonangol.
Teresa Júlia, uma das vítimas, conta que por duas vezes foi assaltada naquele ponto, quando regressava do trabalho, “os jovens ficam juntos a ms bombas e actuam como se nada tivesse acontecido”, a jovem lamenta que os assaltos têm acontecido no início da noite.
2º Iluminação Pública, continua sendo uma falsa promessa, numa altura que havia prometido iluminar na totalidade a rua dos Comandos, passado três anos continua às escuras o que tem dado assa a criminalidade.
3º Implementação do Fórum Municipal de Prestação de Contas da Coisa Pública, a promessa foi lançada aquando da sua recondução, confiado por Manuel Homem enquanto governador da província de Luanda.
Tomás Bica, esclareceu que o Fórum municipal seria apresentado trimestralmente, onde seria prestado conta aos munícipes, as entradas e saídas da coisa pública, o que até ao momento não foi nem sequer lançada a primeira apresentação pública.
4º Saneamento básico, continua aquém do desejado, os distritos do Kima Kieza e Kalawenda, continuam a sair mal nas fotos por conta da problemática do saneamento básico, entretanto, foi problema identificado pelo actual administrador e que prometeu dar resposta imediata, mas até ao momento nem água vem, nem água vai.
O Hospital Municipal do Cazenga, vulgarmente conhecido por “Somague” é uma clara demonstração da falta do saneamento básico a nível do município.
O FLAGRANTE tem confirmação de fontes segura que nos próximos meses, Tomás Bica deixa o município de Cazenga e ruma para uma outra província, já nas vestes de governador, apesar dos pendentes deixado durante a sua gestão no “Zengá”.