MERCADO DE TRABALHO TEM NOVOS LICENCIADOS

0

Ao todo, 417 estudantes licenciados dos cursos de Informática para Gestão, Enfermagem, Gestão Turística, Biologia e Matemática formados na Universidade Cuito Cuanavale (UCC), no Cuando Cubango, receberam na cidade de Menongue diplomas de mérito.

Dos 417 licenciados, 149 frequentaram o curso de Biologia, 110 de Enfermagem, 78 de Matemática, 49 de Informática para Gestão e  31 em Gestão Turística, num período de formação académica com a duração de cinco anos. O reitor da Universidade Cuito Cuanavale, António Eduardo, disse que com a conclusão da formação a instituição disponibiliza ao mercado de trabalho profissionais competentes, que vão ser uma mais-valia para as empresas onde forem colocados.

António Eduardo disse que os recém-formados têm uma grande responsabilidade de ajudar no desenvolvimento socioeconómico do Cuando Cubango, que precisa muito do empenho de todos para uma contínua transformação. O número de finalistas é fruto do empenho de um conjunto de agentes, mas também da disponibilidade de condições mínimas, actualmente existentes na UCC, afecta à 8ª região académica.

De acordo com o reitor, a universidade é uma instituição fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, pois é nela que se produz o conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico, que é a base para a evolução da sociedade.

Para alcançar realmente estes requisitos, defendeu, é necessário ultrapassar alguns desafios que a universidade ainda vive, nomeadamente para manter a qualidade do ensino, da investigação e da extensão, com maior investimento por parte da sociedade, para que continue a produzir conhecimentos e profissionais de excelência.

Outro desafio é a necessidade de promover a inclusão social na Universidade Cuito Cuanavale, transformando-a num espaço de diversidade, onde todos tenham as mesmas oportunidades de acesso e de desenvolvimento. A liberdade académica, referiu, é um passo fundamental para tornar a instituição num espaço livre de pensar, de expressão e de produção de conhecimentos. “Ao receberem os diplomas se tornaram parte desta grande comunidade universitária, responsável por enfrentar esses desafios e contribuir para a afirmação da academia como instituição fundamental para o desenvolvimento do país”, disse.

A todos os finalistas, o reitor desejou muito sucesso nas carreiras e que sejam a inspiração para todos.

PROVOCAR MUDANÇAS

O delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Nzambi Passos, em representação do governador do Cuando Cubango, disse aos finalistas que devem trabalhar para transformar, acudir, melhorar e provocar mudanças significativas nas comunidades, a partir da investigação científica.

Nzambi Passos disse que de hoje em diante, os desafios dos recém-formados são maiores e devem trabalhar todos os dias para transformar a província do Cuando Cubango num espaço académico, social e cultural melhor. Desde 2016 a Universidade Cuito Cuanavale já graduou mais de três mil estudantes licenciados nos cinco cursos que são lecionados nas províncias do Cuando Cubango e do Cunene.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *