ANGOLA TRANSFERE EMBAIXADA NA SINGAPURA PARA JAKARTA

0

 O governo de Angola decidiu encerrar a sua embaixada na Singapura, e por sua vez, transferir esta missão diplomática para Jakarta, Indonésia, por alegadas razões de “custos” e de ausência de reciprocidade por parte dos seus homólogos.

Segundo apurou o Club-K, a transferência da embaixada foi decidida depois da produção de “assessement” interno que apontou dois motivos essenciais que encorajaram o executivo de João Lourenço de desistir da Singapura e virar-se para Indonésia. O primeiro facto foi determinado pelo custo de vida na Singapura considerado “altíssimo”. Já a segunda motivação, foi a sentida ausência de reciprocidade por parte das autoridades da Singapura para com o governo de Angola.

Luanda, notou que durante mais de duas décadas de relações com a Singapura, este país, nunca procurou envidar esforços para abertura de uma representação diplomática na capital Angola, ou pelo menos a nomeação de um embaixador não residente.

A Singapura tem 50 embaixadas no exterior e duas delas estão em África. A nível dos países da SADC, a sua representação diplomática fica na capital sul africana Pretória. Em Agosto de 2021, o Governo da Singapura nomeou um veterano diplomata Zainal Arif Mantaha como embaixador na República da África do Sul, cobrindo simultaneamente a República de Botswana, República da Namíbia, República do Zimbábue, Reino de Eswatini e Reino de Lesoto. Angola foi excluída.

As autoridades angolanas concluíram que a Singapura é desmerecedora de acolher no seu território uma representação diplomática angolana, uma vez que este país, nem sequer se digna a indicar um embaixador não residente como fizeram com os países vizinhos da África do Sul.

Como decisão final, o governo angolano optou por desistir desta “relação” e transferir todo o staff diplomático para Jakarta, que também fica mais em conta em termos de despesas. Paralelamente transferência a ser feita, o Presidente João Lourenço irá também nomear um novo embaixador Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, em substituição de Daniel António Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *